domingo, 29 de novembro de 2009

Anjos Rebeldes





Título original: Iron Jawed Angels
Duração: 123 minutos (2 horas e 3 minutos)
Gênero:Drama
Direção: Katja von Garnier
Ano: 2004
País de origem: EUA
BASEADO EM FATOS REAIS.

Filme inteiramente feminista, que conta em uma linha de tempo informativa a luta das sufragistas, mulheres que lutavam pelo direito do voto na segunda década do Século XX. Um filme intenso que mostra detalhes da construção do partido Nacional Feminista e a quebra com o partido central do movimento - ANAMS(Associação Nacional das Mulheres Sufragistas )- partido que apoiava o partido Democrata , o mesmo tinha como canditado eleito o presidente Woodrow Wilson. A morte de uma das integrantes Inez Mulholland, faz o movimento perder sua força, e sua líder Alice Paul volta para casa. Mas depois de uma breve insistência de Lucy Burnes - amiga e companheira de luta - , Alice decide voltar a liderar o movimento e tem a idéia de começar a fazer piquetes em frente a Casa Branca.No inverno, no outono, lá estavam as mulheres firmes e fortes com seus questionamentos e mensagens para o presidente Wilson. O movimento contava com a ajuda de Ruza Wenclawska, líder de um grupo de trabalhadoras, Wells-Barnett líder do movimento das mulheres negras, do qual foi praticamente excluído da passeata, mas logo se junta a todas na mesma. O movimento ainda contou com a ajuda financeira e posteriormente nos piquetes da mulher do Senador Thomas Leighton - Emyli Leighton - . Piquetes esses que vão lhes trazer um grande problema quando em vez de parar de faze-los em época de guerra, continuam com eles e passam ser odiadas ainda mais pela população, já que em sua grande maioria apoiava o Presidente na empreitada contra os Alemães. Começam a ser taxadas de Anjos Rebeldes, Anarquistas e até mesmo anti-patriotas. Em um desses piquetes, Alice se propõe a ficar a frente de um deles, junto com Emyli, e é quando ambas são presas. Acusação? Obstrução do trânsito. Na cadeia Alice decide fazer greve de fome. Greve essa que leva ela ter uma alimentação forçada, cena essa uma das mais marcantes do filme. Junto com ela Lucy, Emily, Ruza e Doris também decidem fazer o mesmo. Emily então recebe a visita de seu marido, o Senador Thomas. Em um abraço rápido passa para ele um bilhete do qual Alice contava com detalhes o que estava acontecendo com ela na prisão. Por sorte, um dos carcerários, era mulher, e por mais sorte ainda, às ajudou nessa comunicação. É quando Carrie Chapman Catt braço direito do ANAMS enfim desisti de lutar contra Alice, e vai ao gabinete do Presidente enfreta-lo e pressiona-lo para liberta-las e a para pedir ao congresso que as mulheres pudessem votar. O congresso então em 26 de Agosto de 1920 aprova a emenda e dar o direito as mulheres o direito de votar.
Um resumo bem pequeno sobre o que é esse grande Filme! Na Internet tem até um acervo "bonzinho" sobre as sufragistas. O filme é muito bem produzido. As roupas, os momentos históricos e a linha de tempo se encontra bem retradados.

Um filme com atrizes conceituadas e algumas delas premiadas, como: Hilary Swank [Menina de Ouro; Dalila Negra; Insônia]. Angelica Huston [Família Adans; Divida de Sangue; Bruxas de Avalon]. Julia Ormond [Che Guevara; O Curioso Caso de Benjamin Button; Sabrina]

Um SALVE para o SBT que mais uma vez passa filmes políticos em programas conhecidos e horários "nobres", ao contrário da Globo que além de passar esse tipo de filmes de madrugada, faz o favor de cortar o filme pela metade na maioria das vezes.
_Número 1.

Um comentário: